fsdafasfasfasfaa
"Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."(Paulo Coelho)
gfgdgdsgds

Mudanças que chamam atenção


São evidentes as ações nocivas que o homem realiza no seu próprio meio ambiente. Durante muito tempo, nunca houve uma preocupação voltada para a preservação e o interesse de reduzir os resultados catastróficos dessas ações. Enquanto alguns países andam na mão, em favor das melhorias da qualidade de vida, outros insistem em permanecerem no sentido contrário. O que parece importar para eles é somente o consumismo fundamentado sobre a economia capitalista, mesmo que para isso, custe prejuízo a todos.

As transformações do clima são perceptíveis, basta observar as diversas reações da natureza. Essas mudanças se dão em função do aquecimento global, devido às emissões de gases tóxicos na atmosfera. Tudo em razão de ações impensadas e irresponsáveis de seus autores. Agora, não é possivel que se possa esperar mais, quando na verdade já devemos laborar por soluções para que venha amenizar o aquecimento global. Hoje se percebe o quanto é relevante a preservação do nosso meio ambiente.

Se algo não for feito nos próximos anos, certamente as futuras gerações sofreram  consequências  trágicas, portanto é de extrema importância a realização de conferências sobre mudanças climáticas.  São através delas é que há acordos, cujo o objetivo é reduzir de forma significativa  os gases que geram o aquecimento global. A Conferência de Copenhague será com certeza, um grande marco para a humanidade e que poderá trazer ações positivas para o  nosso planeta.

Jorge Augusto
Leia mais...

MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Em 1972 foi realizada a primeira conferência para a discussão sobre meio ambiente e aquecimento global, em Estocolmo na Suécia. O resultado foi a criação da (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Após 20 anos mais reuniões são organizadas, agora é a vez do Brasil, com a Rio Eco/92. O resultado foi a Convenção sobre a Mudança no Clima, com redução da emissão de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global. Em 1995 na cidade de Berlim foi realizada a primeira Conferência das Partes (COP 1), ou seja, a primeira reunião dos países participantes da Convenção. Foi nesta primeira COP que ficou decidida a criação de um protocolo com metas de redução de emissões de gases.

Já estamos na COP 15, agora em Copenhague, capital da Dinamarca. Este encontro está sendo considerado o mais importante da história. Este clima de expectativa é traduzido pela importância do contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Envolve questões como: o embaraço entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para estabelecerem metas de redução e a responsabilidade de se esforçarem para mitigar e se adaptarem a nova situação; a chegada de Barack Obama prometendo uma nova postura e os recentes estudos científicos com respaldo no IPCC(Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

São 192 nações reunidas para discutirem essas mudanças. Ao longo dos anos reuniões são feitas, isso não falta. O que tá faltando mesmo são as ações, que coloquem em prática o que é discutido nas reuniões, conferências, convenções. A mudança de postura também deve partir da população com uma participação maior e mais efetiva. Para cobrar essas mudanças, fiscalizar os subsídios que deverão ser colocados à disposição dos países pobres para programas que minimizem o impacto sobre o meio ambiente.

O acordo firmado em Copenhague é de fundamental importância para que não tenhamos um desequilíbrio ecológico significativo. Assumir estes compromissos é responsabilidade de todos para que possamos viver em um planeta protegido das mudanças climáticas.

Liliane Vieira
Leia mais...

Resposta ao pé da letra


Não é mais tolerável a anarquia com que esses parlamentares conduzem a política, sem se importar com a opinião de seu eleitorado. Os protestos são perfeitamente aceitáveis, pois há um forte desejo de mudar definitivamente a cara do sistema político. Na visão do eleitor, é inadmissível a existência de episódios concretos, diante de tantas denúncias inquietantes e que, por si só, dizem tudo.

Para os que estão diversas vezes embrenhados no carrossel da devassidão, embasado no cinismo e na ausência de respeito com aquele que o elegeu, só resta a punição. No segmento político é orgulhoso empalmar o dinheiro público e sair por ai, sem  nada temer. É saber que, com as falhas e lentidão da justiça, tudo acabará em pizza, ou melhor, panetone.

Mas o eleitor está de olho, não se aguenta mais testemunhar mensalões, propinas, superfaturamento e fingir que tudo está dentro dos padrões. Afinal de contas, o eleitor está farto da ignóbil política que assola a todos os setores da sociedade. Porém, é um dever fiscalizar e denotar o mau político, impedir que cidadãos como o do caso: "dinheiro na cueca", venha futuramente dotar de cargos públicos. Atitude de cidadania dará a política brasileira o seu papel, que é defender infatigavelmente os interesses do eleitor.

Jorge Augusto
Leia mais...

A ARTE DA POLÍTICA


Política é uma ciência, uma arte. Arte de governar, de organizar. O conceito de política surgiu pela primeira vez na cidade de Atena, que era considerada o berço da democracia e que está intimamente ligada com liberdade, que para os gregos era a própria razão de viver. Política nada mais é que a liberdade de se expressar, de agir, de ter uma opinião, de organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais.

Infelizmente o homem moderno não consegue pensar desta maneira. Estão desiludidos com ações de políticos, principalmente os maus políticos. Política não pode nunca ser confundida com o simples ato de votar. Ela está deteriorada, precisando de uma reforma. Como ciência ela perde a validade se não inserir todos no processo de construção da sociedade. O homem é essencialmente um ser político, todas as nossas ações são políticas.

Vivemos em família, relacionamos com pessoas, em nosso bairro, na escola, no trabalho, somos parte integrante de uma cidade, pertencemos a um Estado e País. Só para se ter uma ideia, estamos fazendo política em uma simples conversa com amigos, em uma mesa de bar, na porta de casa ou quando exigimos nossos direitos de cidadãos. Ela está presente em nosso cotidiano. Não tem como fugir. Ignorá-la é ignorar a nós mesmos como pessoas, como cidadãos. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida.

Para que possamos mudar o atual cenário político precisamos assumir nossa responsabilidade política (no sentido grego da palavra) e lutar por justiça, liberdade e por uma sociedade verdadeiramente democrática.

Liliane Vieira
Leia mais...

A Cara de Pau da Política Brasileira

Como são notórios os caras de paus da nossa política. Eles agem como bem entendem e depois negam como nada fosse imoral. É normal, normalíssimo atitudes que envolvem corrupções, posturas ilícitas e todos os modos de articulações, com o propósito de se tornarem os únicos beneficiários.

São valores na cueca, meia, bolso, caixa, em fim, vale as mais variadas opções de camuflar o produto da imoralidade política. Em determinado momento até orações em agradecimentos são bem vindas, e há quem fique indignado quando é flagrado com a mão na massa. Os percentuais são variados, de acordo com o grau de responsabilidade cada envolvido tem sua parcela definida.

Panetones, campanhas, tudo é motivo para justificar o dinheiro da prevaricação. Na política brasileira qualquer ato que não condiz com a moral e a ética é justificável. Entre os fatos berrantes,  em meios aos parlamentares vergonhosos, cada vez mais os fins justificam os meios.

Jorge Augusto

Leia mais...

O Poder do Rádio na Comunicação

C.P.Storm/everystockphoto
O rádio foi criado no início do século XX. De lá prá cá ele sofreu várias mudanças. Eram enormes caixas que mais pareciam com caixotes. Funcionavam acoplados a geradores e baterias. Com a evolução tecnológica, hoje você pode ouvir um rádio de qualquer parte do mundo através da internet.

Mesmo com a invenção da televisão e da internet, o rádio continua sendo um forte meio de comunicação. Ele tem um grande poder de persuasão e enorme capacidade de interação. Ele está nos lares, no trabalho, no carro, em qualquer lugar.

O rádio faz um trabalho social, onde envolve com os problemas da sociedade, ajuda encontrar soluções e é democrático. Mantem todos informados sobre os acontecimentos atuais. Portanto, o rádio é indispensável à sociedade, pois ele tem como objetivo levar informação, entretenimento e educação.

Liliane Vieira
Leia mais...

Políticos e seus interesses

É interessante como alguns políticos, procuram de alguma forma encontrar maneiras que possam trazer beneficios próprios. Constantemente estão envolvidos em escândalos, corrupções e outras formas de atos ilícitos, e ainda acham injusto quando há um projeto de lei que proíbe a candidatura de políticos "ficha suja".

Ora! Se quer manter uma vida pública limpa, então haja com transparência e honestidade. Quem responde processo na justiça é porque foi responsável por infringir a lei. Um cidadão comum não conseguirá  ingressar no serviço público se tiver problemas com a justiça.

Na tentativa de justificar o interesse de não aprovar o projeto, o argumento levantado é que tal projeto fere a constituição, uma vez que as convenções internacionais tratam a presunção da inocência até que seja declarada culpada após o julgamento do processso.

A resistência por parte dos políticos com relação ao projeto, mostra claramente que nossos parlamentares não se preocupam com o povo, mas com os seus próprios interesses. Mais uma vez caberá a nós eleitores o poder de decidir quem serão os próximos parlametares que irão representar nossos interesses.

A decisão é nossa, portanto não hesite em verificar a vida de seu candidato. Um voto equivocado representarão quatro anos de prejuizos que muita das vezes poderão ser irreparáveis a sociedade.

Jorge Augusto
Leia mais...

VIVA E DEIXE VIVER

Quando você fuma está matando também quem não fuma.
Divulgação
Fumante passivo é aquele não fumante que convive com quem fuma, quer em casa, no trabalho ou em qualquer outro local e situação, principalmente em ambientes fechados. Também chamado tabagismo passivo, é a terceira maior causa de morte evitável do mundo.

Em adultos não fumantes
Risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração, quando expostos à fumaça do fumante ativo.

Em crianças
Maior frequência de resfriados e infecções do ouvido. Maior risco de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e piora da asma quando tem a doença.

Em bebês
Síndrome da Morte Súbita Infantil - um risco 5 vezes maior de morte súbita sem causa aparente.

"AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO"
Fumantes passivos também sofrem com os efeitos imediatos da fumaça: irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, dor de cabeça, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento de problemas cardíacos, entre outros.

Secretaria da Saúde do Estado de Goiás
Leia mais...

Aprender com a vida

Foto: James Stewart / stockvault
Na vida estamos em constante aprendizado. Por mais simples que seja a experiência que passamos, por diversas vezes somos aprendizes. Nunca sabemos o que vamos enfrentar e tão pouco lidar com as situações. Ao longo do tempo aprendemos a viver em sociedade, convivendo com pessoas de personalidades diferentes.

Talvez o maior desafio que enfrentamos é aprender a conhecer nós mesmos. Esse aprendizado é que traz mudanças na nossa vida e na dos outros. Algumas pessoas acham que não precisam aprender, seja por achar velho de mais, por orgulho, por egoísmo ou por outras razões, elas simplesmente não querem aprender.

Há duas formas de se aprender na vida: pelo amor ou pela dor. Seja qual for a sua escolha, nunca deixe de acreditar em si mesmo. A vida é na verdade uma grande escola onde uns chegam e outros vão, e cada um de nós levamos dentro de si a experiência de um grande aprendizado. Viva ao máximo o que possa ser vivido e aprenderá ao máximo o que possa ser aprendido.

Jorge Augusto
Leia mais...

Nova droga bloqueia o veneno de escorpião

Um medicamento que é usado para tratamento de epilepsia, servirá também para bloquear os efeitos do veneno de escorpião.  

Tityus Serrulatus
Pesquisadores, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), encontraram uma nova arma contra o veneno do escorpião. Com essa descoberta o tratamento será mais eficaz nas complicações geradas pela toxina. A partir do ano que vem a droga será testada em seres humanos.

Na estação mais quente, há um aumento muito grande de ataques de escorpiões, pois esses animais saem com bastante frequência de suas tocas, em função do calor. A espécie mais comum é amarela (Tityus Serrulatus), cuja a região predominante é a sudeste, e é considerada a mais venenosa. O escorpião amarelo se reproduz sem a participação do macho, e se adapta bem ao ambiente doméstico.

A toxina do veneno provoca arritimia cardíaca e edma pulmonar agudo, podendo levar a óbito. Crianças e idosos são as vitímas mais fatais. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), mostra que de janeiro a agosto deste ano, os estados que mais tiveram casos de acidentes com escorpiões são:
  • Minas - 5.765
  • Bahia - 4.511 
  • São Paulo - 2.557
  • Alagoas - 2.151
  • Pernambuco - 2.073
Dos 5 estados apresentados, o que mais há casos de vítimas é o de Minas Gerais, com 22 óbitos e a maioria menores de 12 anos. Enquanto o medicamento não chega, a única forma de evitar um ataque é a prevenção. Portanto, não deixe pilhas de madeiras, telhas, tijolos e outros objetos que possam servir de esconderijo próximo a residência. Não permita que o lixo fique espalhados, e mantenha sempre o seu quintal limpo.

Jorge Augusto
Leia mais...

Tipos de Medicamentos

Foto: Freeigeslives/stockvault
Existem três tipos de medicamentos: de marca, os genéricos e os similares. Para distinguir a diferença entre o medicamento genérico dos demais, basta ver uma tarja amarela seguida da letra "G". Há também o nome do principio ativo  com a seguinte frase "medicamento genérico – Lei 9.787/99". No caso dos medicamentos similares não existe a frase que é encontrada nos genéricos.

Já os remédios de marca, são medicamentos que já estão há bastante tempo no mercado. A diferença é que o nome do principio ativo fique destacado, junto com o nome da marca. Essa medida visa facilitar a visibilidade por parte do consumidor. Esses medicamentos também não tem a frase medicamento genérico.

Os medicamentos estão divididos das seguintes formas: 

Genérico -  idêntico ao de marca, pode ser trocado por este. Seu principio ativo tem as mesmas características e efeitos sobre o organismo do paciente. Os genéricos podem substituir  os remédios de marca a critério médico.

Marca - produto cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente. Sua marca é bastante conhecida. Exemplos desses medicamentos: viagra, aspirina, novalgina, binotal entre outros.

Similar - mesmo princípio ativo, tem a mesma concentração, porém não são bioequivalentes.  Sua qualidade é assegurada pelo Ministério da Saúde, portanto esses medicamentos não foram  analisados no sentido de verificar seus efeitos no paciente.

Fonte: ANVISA - Ministério da Saúde
Jorge Augusto
Leia mais...

Stress e Ansiedade

Foto:briv/everystockphoto
Dois males altamente prejudiciais à saúde. Causam vários danos, talvez inreversíveis. Mazelas do século: efeitos de um mundo globalizado, do progresso, da competividade e do avanço tecnológico. Alguns anos atrás não se ouvia nada ou quase nada à respeito de stress ou ansiedade. Viviamos uma vida pacata, tranquila, com tempo para à família, os amigos, um passeio em um fim de tarde. As refeições eram feitas com toda a família. Havia espaço para o diálogo e uma boa leitura.

Hoje a luta pela sobrevivência vai muito mais, além de suprir as necessidades da família. Nunca estamos contente ou satisfeito com que temos, sempre queremos mais, a insatisfação gera a ansiedade e consequentemente o stress.

O mundo moderno está transformando as pessoas individualistas, solitárias e isoladas. Mesmo com a internet, onde tem a capacidade de aproximar diferentes culturas, estamos isolados. Podemos perfeitamente conviver com a aceleração do progresso e do consumismo. Basta dedicarmos uma tempo à nós e a familía. Colocar uma freio a esta aceleração depende unicamente de nós. O stress e a ansiedade são causadas pela nossa incapacidade de equilibrar estes efeitos. Dedicarmos um tempo em alguma atividade prazerosa, resgatar valores antes esquecidos e vivermos a vida intensamente, podem eliminar o stress e a ansiedade.

Liliane Vieira
Leia mais...

Fontes e Lagos

Foto: M Wilkes/everystockphoto  
Os chineses consideram um jardim sem água o mesmo que um jardim sem vida. A água incentiva o ch'i (energia positiva) a circular e a permanecer. 

Em geral apenas nas maiores casas do Ocidente vemos fontes em abundância e, no entanto, as casa menores poderiam beneficiar-se de um laguinho e de uma fonte.

Bombas elétricas que fazem a água circular são hoje tão pouco dispendiosas que não faz sentido não nos darmos o prazer que este pequeno investimento poderia proporcionar. 

Água em movimento enriquece nossas vidas numa proporção muito maior do que os custos de sua instalação.

Trata-se de um investimento tão pequeno que nos cabe perguntar em que mais poderíamos gastar nosso dinheiro que desse um retorno tão grande em termos de felicidade. 

A água em movimento incentiva a vida selvagem, restaura nosso equilíbrio, suaviza o  espírito e constantemente recarrega o ch'i.

O que mais poderíamos querer?  

Pesquisado por: Oswaldo Camera
Radiestesista - Psico Radiônica
Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

Leite e Agrotóxico

Foto: Kyle May/everystockphoto
Uma pesquisa pela EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA), em Jaguariúna SP, revelou que o leite de vaca é eficaz no combate ao oídio, doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízo aos agricultores.

Bettiol testou várias dosagens e concluiu que para uma solução de 100 litros são necessários 95 litros de água. Segundo o estudo, bata uma solução contendo 5% de leite cru e 95% de água para controlar a doença.

Ou seja:
para 10 litros use: 9,5 litros de água e 0,5 litro de leite.
para 20 litros use: 19 litros de água e 1 litro de leite.

O novo método já vem sendo testado, com sucesso, por diversos chacareiros que plantam hortaliças e legumes no chamado cinturão verde da Grande São Paulo. "É uma alternativa eficaz e mais barata", diz o Agrônomo Wagner Bettiol, coordenador da pesquisa.

Segundo ele os fungicidas químicos indicados para o combate ao oídio, custam em torno de R$ 935,00 o litro, enquanto o leite cru faz por R$0,90 o litro.

Pesquisado por: Oswaldo Camera
Radiestesista - Psico Radiônica
Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

Meu Voto

Divulgação
A responsabilidade de quem elege é bem maior do que a de quem é eleito: quem elege escolhe para dirigente aquele que supõe competente, e se esta capacidade não existe, certamente o erro da escolha recai em que escolheu, e não em quem foi escolhido.

Ora aí está evidenciada a necessidade inelutável do eleitor, em se fazer surdo às suas simpatias pessoais, abstendo-se de considerar, na escolha do seu candidato quaisquer elementos circunstâncias e fatores que não digam respeito ao programa por ele apresentado.

Se se querem realizações ou pelo menos tentativas nos sentidos das mesmas, força é buscar aquele que não somente as promete mas que também inspira confiança na sua obtenção.

E isto é de tal sorte fundamental na outorga do voto perfeito, que perfeito será o eleitor somente quando se sobrepuser a todas as suas propensões de coração, para deixar-se levar exclusivamente pela razão, de modo a significar livre escolha de um princípio, na pessoa de quem possa sustenta-lo. Eu votarei assim e acredito que o meu voto será consciente, e igual aos de meus colegas.

Oswaldo Camera
Radiestesista - Psico Radiônica
Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

QUEIMADURAS

Foto: Kevin/everystockphoto 
 Este tipo de mensagem é interessante repassar, pois estamos sujeitos (e nossos filhos também) a acidentes e o texto abaixo ajuda a aliviar a dor e a evitar possíveis marcas futuras. Porém precisamos buscar sempre, quando o caso for grave, auxílio de um médico.

Desde os tempos da vovó eu sabia que: quando a gente sofre uma queimadura na pele, seja ela no fogão ou com água quente ou mesmo com ferro de passar roupa (imagino que já lhes aconteceu isso alguma vez), como antigamente não havia remédios caros, e nem farmácias para sair correndo para compra-los, então a solução era caseira: CLARA DE OVO!!!

Bem, eu como voluntária de um clube de serviço, fiz um curso de "AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA" e lá também ensinaram que, na hora da queimadura, seja a extensão que for, a primeira providência era: colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminuisse e parasse de queimar muitas camadas de pele, e depois passar clara de ovo, (levemente batida, só pra que ela seja mais fácil de manusear).

Pois pasmem vocês: na semana passada, estava eu aqui tomando meu chimarrão e ao aquecer novamente a água deixei passar do ponto, ela já estava em ebulição, quando peguei a chaleira pra jogar aquela água fora, "consegui" queimar uma grande parte da minha mão, porque a água fervente jorrou pra fora, lquando eu tentava manusear a chaleira.

Eu sabia que não podia sair assim para farmácia, porque queimaria muito mais ainda, e não tinha um remédio em casa. Fiquei com minha mão embaixo da torneira, muito tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta, então abri 2 ovos e separei as claras, bati um pouco, e fiquei com a mão naquela coisinha chata que era a clara. Estava tão queimada a minha mão, que assim que eu colocava a clara em cima, secava e ficava uma película que depois fiquei sabendo que era colágeno natural. Fique pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão. De tarde, não senti mais dor alguma, e no dia seguinte apenas havia a marca vermelha arroxeada onde havia queimado.

Pesquisado por: Oswaldo Camera
Radiestesista - Psico Radiônica
Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

A Criança e a Desidratação

Foto: Trialsanderrors/Everystockphoto
A desidratação é uma doença muito comum no Brasil, e todos os anos milhares de crianças morrem por causa dela. Apesar de ser uma doença grave, é facilmente prevenível e tratável, desde que se reconheça logo os sintomas e se tome os devidos cuidados.

CAUSAS 
De maneira geral, a causa mais comum de desidratação é a diarréia. Na época do verão, a incidência de doenças gastrointestinais aumenta bastante, não só pelo aumento na quantidade de vírus causadores de diarréia (as chamadas "diarréias de verão"), como também pela contaminação dos alimentos por bactérias. O que acontece é que nem sempre as pessoas se preocupam em colocar os alimentos na geladeira, e as bactérias encontram assim um ambiente ideal para se multiplicar. 

Como consequência da ingestão de alimentos contaminados, ocorre uma alteração nos intestinos. Eles começam a trabalhar mais rapidamente, na tentativa de eliminar aquilo que está sendo ruim para o organismo. Isso é a diarréia. Se o processo não for bloqueado, a criança começa a eliminar muita água junto com as fezes, podendo entrar em desidratação.

A melhor coisa a fazer, nesse ponto, é oferecer líquidos, como água, chá e alimentos leves, sem gordura, como bolacha de água e sal, maçã, banana-maçã, arroz cozido, purê de batatas, etc. No Brasil, é muito comum as pessoas utilizarem a "água de arroz", que ajuda bastante a combater a diarréia.

Em casos mais complicados, o ideal é dar para a criança o soro caseiro. A maioria dos postos de saúde oferece soros reidratantes fáceis de preparar. Além da diarréia, o vômito também pode levar à desidratação. Também nesse caso, o uso de soro reidratante e a dieta leve citada acima ajudam bastante. Caso haja necessidade, a criança deve receber medicamentos receitados pelo médico para parar o vômito. 

SINTOMAS 
Normalmente, quando a criança está desidratada, o principal sintoma é a sede. Além disso, a criança apresenta as mucosas secas, o que pode ser constatado através da boca sem saliva. Também os olhos ficam ressecados e fundos. A pele se torna mais seca e forma "pregas" quando pinçada. Na criança bem pequena, que ainda tem a "moleira" aberta, nota-se que ela está deprimida. 

PREVENÇÃO 
Como regra geral, o que se deve fazer para evitar a desidratação é:
  • Dar líquidos várias vezes ao dia, conforme a aceitação da criança. 
  • Conservar os alimentos perecíveis sempre na geladeira, e observar bem a data de validade dos mesmos. 
  • Lavar bem as mãos antes de preparar qualquer alimento. 
  • Lavar bem frutas e vegetais antes de dar para as crianças (e para os adultos também, claro). 
  • Manter as crianças em ambientes bem ventilados, e evitar banhos de sol nos horários em que a radiação está mais forte (entre as 10:00 e as 14:00 horas). 
Dra. Carolina Dutra
Leia mais...

A violência de uma sociedade

O Diário de um PM / Alexandre de Sousa
Como a violência no Rio de Janeiro chegou ao ponto de não haver mais limites. A impressão é que tudo é normal. É normal moradores sairem de suas próprias casas perambulando em meio aos policiais e traficantes, sob forte fogo cruzado. É normal cidadãos serem executados por estarem no local errado e na hora errada. É normal escolas e creches serem fechadas a mando do tráfico. É normal o comércio local não abrir suas portas por falta de segurança. É normal o cidadão ser assassinado por motivos banais e ver as autoridades ignorarem o fato, sem ao menos prestar socorro e pior, terem os suspeitos nas mãos e não prende-los. Será que tudo isso é normal?

Não, não é normal! A sociedade não pode aceitar essas condições e pensar que fatos como esses são casos isolados e muito menos normais.

Há um tempo atrás, presos do Estado de São Paulo iniciaram uma verdadeira anarquia na sociedade paulistana. Onibus queimados, policiais assassinados, cidadãos atacados, enfim, uma desordem generalizada. Foi uma demonstração de poder paralelo para com o estado. O acontecido na cidade de São Paulo se repete na cidade maravilhosa.

Uma sociedade unida será mais forte, com condições suficiente para varrer essa violência que destroem as células do meio social chamada família. Não vamos esperar que as autoridades façam a sua parte, mas façamos a nossa. Denuncie! Combater a violência é fazer a diferença entre uma socidade humana ou desumana.

Jorge Augusto
Leia mais...

Notícias que impacta!

Os telejornais das grandes cidades do país hoje noticiam informações que parece que são de mudar os conceitos. Bom seria se fosse para consciência deles, mais esta longe de acontecer. Vejo que os acontecimentos nos morros das metrópoles não vão mudar a mente destes governantes, enquanto os especialistas falam muito sobre os estudos da violência e as ações do estado nas mais diversas formas no sentido de coibir a violência generalizada no país, muita estatística e medidas imediatistas estão sendo apresentadas, e nada acontece efetivamente. 

O principal esta para ser feito, não se ver, nem tão pouco aponta-se para soluções que posam parecer viável. Então vejamos, enquanto o estado brasileiro disponibiliza homens e dinheiro para mostra que esta vendo algo acontecer, da mais oportunidade para o tráfico de influência, e de corrupção, de "plantão ", pois as ações deveriam ser na base e não no remédio. A omissão do estado aconteceu e ninguém se deu conta do que fez a vida inteira foi negar que falhou, quando não aplicou o dinheiro farto, em estrutura para a sociedade que era carente de trabalho, de dignidade para os seus filhos poder estudar, e não ficarem na rua a mercê da sorte que sempre tarda para os menos favorecidos, excluídos do meio da burguesia porca. 

Quando usurpou do recurso que era para ser investido em educação, foi para os bolsos dos que manipulavam o país, enquanto o modelo político que é bonito na teoria "estado democrático de direito". Só que continua o cidadão "encabrestado" sem informação e formação, servindo de apoio para estes políticos demagogos, que de democráticos não tem nada. O "analfabeto" vota, e não cobra porque é manipulado pela mídia que enfeita o noticiário, e culpa o governo quando não lhe convêm falar a verdade, ou porque é comprada através de favores, e prestígios aqui ou ali. Em fim prevalece a teoria do mais forte sobre o mais fraco, que predomina assustando o cidadão de bem; que sonha em ser reconhecido. 

Se o governo dedicar o dinheiro e os fortes esquemas de segurança que disponibiliza para atender a governadores que terminam fazendo política assistencialista e imediatista, e está presente cumprindo seu papel como estado de direito, ai sim teremos realmente um estado "democrático de direito". Sem essa de boa administração curativa que não tem cura!

Severino Soares
Leia mais...

O tráfico e suas consequências

O Diário de um PM / Alexandre de Sousa
O que ocorreu no Rio de Janeiro é o retrato de uma realidade dura e da ausência dos poderes constituídos de nossa sociedade. Ficou claro que o Estado não consegue fazer valer a sua autoridade, e nessa guerra entre policias e traficantes quem só perde é o lado mais fraco: o cidadão.

De quem será a responsabilidade sobre o tráfico de drogas e armas? Será que esse momento não seria oportuno para que as autoridades formassem uma força tarefa? Uma força objetiva, fechar o cerco, combater com mãos de ferro.

Quando digo combater com mãos de ferro não é somente confrontar com os traficantes, pois a meu ver, o confronto é lado mais amargo dessa guerra. É varrer as contas bancárias, confiscar bens, formular uma estrutura de fiscalização nas fronteiras, estradas, portos e outros meios que possam servir para alimentação do tráfico.

Enquanto as autoridades questionam entre si, o tráfico vai se fortalecendo em cima da ausência de uma política séria de segurança pública nacional. Como ocorre na saúde e educação, segurança pública não parece ser prioridade do nosso governo.

Tem que haver uma verdadeira parceria entre, União, Estados e Municípios com único propósito; acabar de uma vez por todas com o tráfico. A nossa sociedade não aguenta mais tamanha violência, vidas ceifadas, sequelas permanentes. Acho que o tráfico no Rio de Janeiro não é somente um problema do Município ou do Estado, mas também do Governo Federal.

Não podemos ver tudo isso e tratar como um caso isolado da nossa sociedade. O que vimos no Rio de Janeiro ocorre em todos os segmentos sociais, só que de forma diferenciada. O Brasil absorve exemplos insignificantes de outros países, mas não aprende com atitudes que fizeram a diferença no combate ao tráfico e a violência, por exemplo: a Itália, Colômbia, entre outros países que combateram com mão de ferro a questão do narcotráfico. Claro, o que foi útil para esses países talvez não seja para o Brasil, mas servirá de base para construção de um Estado forte e sólido.

A integração definitiva, em termos de uma ação concreta, entre os poderes será o primeiro passo para se construir uma sociedade justa e humana, principalmente o respeito aos valores étnicos e humanos de nosso país.

Jorge Augusto
Leia mais...

1 Ovo 2 Celulares 65 Minutos para telefonar de um celular para o outro.

Montamos algo parecido com a imagem: 

Iniciamos uma chamada entres os 2 celulares e deixamos durante 65 minutos aproximadamente…
Nos primeiros 15 minutos nada acontece;
Aos 25 minutos o ovo começa a aquecer;
Aos 45 minutos o ovo está quente;
Aos 65 minutos o ovo estará cozido. 

Conclusão: a radiação emitida pelos celulares é capaz de modifcar as proteínas do ovo. Imagina o que ela pode fazer com as proteínas do nosso cérebro quando falamos ao celular.

Pesquisado por: Oswaldo Camera
Radiestesista - Psico Radiônica
Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

Água e os Idosos

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?"
Alguns arriscam:
"Tumor na cabeça: "Eu digo: "Não"
Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se.

E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
diabetes descontrolado;
infecção urinária;
desidratação

Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.
Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

INSISTO: NÃO É BRINCADEIRA
Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água.
Na adolescência, isso cai para 70%.
Na fase adulta, para 60%.
Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, de saída, os idosos tem menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

EXPLICO:
Nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível.
Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme".
Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias.
Por isso, o corpo "pede" água.
A informação é passada ao cérebro, a gene sente sede e sai em busca de líquidos.
Nós idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes.
A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas.
Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.

CONCLUSÃO:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol.
Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses.
Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor.
Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas.
O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Bebam toda vez que houver uma oportunidade.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água de coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.

LEMBREM-SE DISSO!
Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação.
Líquidos neles e rápidos para um serviço médico.

Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisado por: Oswaldo Camera
                             Radiestesista - Psico Radiônica
                             Formado pelo Instituto Ribaut de Psico-Radiônica
Leia mais...

A certeza da impunidade

O cidadão resolve cometer um crime hediondo, é preso e condenado a 30 anos de reclusão em regime fechado. Tem bom comportamento e entra no sistema de progressão de pena. Sai da prisão e cumpre o restante da pena em liberdade. Então eu lhe pergunto! Onde está a justiça? E a vítima? E seus familiares? Como ficam?

Situações como essas é que fazem com que nós cheguemos à seguinte conclusão: não existe punição em nosso país. Se forem 30 anos de reclusão, porque não se cumpre o tempo integral? A legislação brasileira é rigorosa, por tanto as falhas que foram
 deixadas é que permitem essas distorções no Código Penal Brasileiro.

Nós cidadãos de bens ficamos aprisionado dentro de nossos lares, enquanto aqueles que resolvem infringir a lei ficam impunemente soltos e tranquilo, praticando seus atos criminosos. A certeza da impunidade e as péssimas condições do sistema penitenciário, é que favorecem para o aumento da violência.

Antes de qualquer coisa, é preciso realizar uma profunda reforma no sistema penitenciário com o propósito real de socializar o reeducando. Dando a ele o direito de condições dignas e humanas, mas, sobretudo cumprir totalmente a pena que lhe foi aplicada.

Talvez no futuro, nossas gerações possam viver em uma sociedade mais justa e humana, respeitando os direitos básicos de todos os cidadãos.

Jorge Augusto
Leia mais...

Esse é o nosso país

Começa eleições e termina eleições e tudo é a mesma coisa. O candidato vai até o eleitor, promete mundos e fundos na tentativa de angariar votos. Então ele ganha e tchau eleitor! "De você eu só queria o seu voto". Voto! Um mecanismo de tamanha importância, porém muito mal aplicado. Se os parlamentares que lá estão não são honestos é porque não soubemos usar o voto de maneira correta. Vejam só! Quem diria que o ex-presidente Fernando Collor de Melo voltaria ao cenário político. Será que ele foi eleito por acaso ou porque desperdiçamos o nosso voto. Para quem foi presidente e hoje é senador, amanhã poderá ser novamente chefe de governo e as conclusões todos já sabem...

A falta de respeito para com o eleitor e o corporativismo político não tem limites. No Brasil não se pode saber quem é situação ou oposição. É um teatro formado para mostrar encenações no sentido de impressionar o eleitor. "Estamos trabalhando pelos os interesses do povo". Mas será que é para os interesses do povo ou interesses próprios? E o povo? Ah! Que se dane o povo! Isso mesmo! Que se dane o povo! Essa foi a expressão clara que alguns parlamentares deixaram ao dizer a seguinte frase: Tô me lixando para a opinião pública.

Tá na hora de nós eleitores sermos mais seletivos para com os candidatos. Vamos verificar o passado deles e tirarmos nossas próprias conclusões. Lembre-se: Quem vende o voto não tem direito algum de cobrar. É baixar a cabeça e aceitar as condições que foram impostas. Pense nisso!!!

Jorge Augusto
Leia mais...

Intoxicação alimentar - Botulismo

Causada pela bactéria Clostridium botulinum, esse tipo de intoxicação pode matar se não for tratada corretamente. Esse microorganismo é encontrado no solo, alimentos mal conservados e que já estejam contaminados. Por se tratar de uma bactéria anaeróbica ela pode ser encontrada nos mais diversos enlatados.

A intoxicação ocorre da seguinte maneira: o alimento é contaminado no solo e quando sofre o processo de conserva  a bactéria modifica e produz a toxina. Ao ingerir o alimento contaminado, a mesma penetra no sangue, e consequentemente atinge o sistema nervoso. Ao atingir as células nervosas sua comunicação é destruída causando a paralisia da musculatura.

Logo após a ingestão os sintomas surgem no prazo de 12 a 30 horas, ocasionando: paralisia respiratória, constipação intestinal, dificuldade para engolir, retenção de urina, debilidade motora, dificuldade para falar, vômitos, boca e garganta seca, aversão a luz,  pupila dilatada e visão dupla.

A única forma de tratamento é o uso do soro antibotulínico, que impede a circulação da toxina no organismo. Infelizmente não existem medicamentos ou outros meios que eliminem a toxina. O próprio sistema imunológico se encarrega em combate-lá.

Jorge Augusto 

Leia mais...

Um marco na história. 2016 é nosso!!!


Parabéns ao Brasil, Parabéns ao nosso povo brasileiro. Mais uma conquista. E o país sediará as olimpíadas de 2016. Fomos contemplados por dois grandes eventos: a Copa de 2014 e agora as Olimpíadas.

Foi muito importante essa conquista, pois, quebrou definitivamente as barreiras de preconceitos que o nosso país sofre com relação aos demais países, principalmente os de primeiro mundo. Como uma Copa e Olimpíadas mudam um país, espero que em nosso, haja uma mudança radical em todos os sentidos. Sabemos que são vários os problemas que enfrentamos no dia a dia, mas a oportunidade de sediar esses eventos não poderia passar em vão.

A oportunidade foi dada, agora vamos ver se os nossos governantes e parlamentares corresponderão à altura. O povo brasileiro com certeza estarão todos dispostos a colaborar para que tanto a Copa como as Olimpíadas fiquem na história do Brasil.

Jorge Augusto
Leia mais...

OBESIDADE INFANTIL

O número de crianças obesas nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, triplicou nos últimos 20 anos. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Nutrição Clínica.
Os cientistas atribuem o aumento da obesidade infantil à prosperidade social, que faz com que as crianças comam mais e se exercitem menos.
Em Portugal 31,5% de crianças com entre 7 e 9 anos têm excesso de peso das quais 11,3% são obesas. É nos meios urbanos que a obesidade infantil é mais frequente, embora o problema esteja também presente no meio rural. Segundo estudos, 31,5% das crianças portugueses entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso. Estima-se, neste momento, que no futuro haja mais adultos que, para além de obesos, vão sofrer de patologias cardiovasculares, cada vez mais cedo.
Entretanto em relação à hipertensão arterial nas crianças, percebe-se que existe grande desconhecimento por parte da população em geral. A obesidade infantil é um importante "antecessor" de obesidade na vida adulta e de vários problemas de saúde, entre eles a hipertensão arterial. No entanto, muitos desses distúrbios têm aparecido já na infância. Ações preventivas, divulgação e informações relacionadas ao tema são escassas, o que leva a uma grande ignorância por parte dos pais, que poderiam contribuir muito para a diminuição desta moléstia na população infantil e evitar que se tornem futuros adultos hipertensos.
Sempre que falamos em doenças na infância, a palavra chave é profilaxia. Na existência de fatores de risco para a hipertensão arterial, é fundamental um diagnóstico precoce e ações preventivas nas primeiras etapas de vida. É necessário o esclarecimento dos profissionais de saúde, educadores e principalmente familiares no que diz respeito á cristalização de hábitos saudáveis para prevenção e tratamento da obesidade e suas complicações. O estilo de vida das crianças e adolescentes geralmente está associado aos hábitos dos pais. É importante que estes dêem o exemplo desde cedo.
Assuma o controle da sua saúde para que os seus filhos, familiares e amigos o olhem como exemplo.
Empregue modificações saudáveis na sua maneira de viver e seja um lider. A saúde do seu filho é a sua principal responsabilidade até atingirem idade adulta.
Aproveite o tempo para ensiná-los a comer, o que devem comer e assegurar que permanecem fisicamente activos no seu dia dia.
Se não tomar estas atitudes irá estar a condenar os seus filhos a uma vida com graves problemas de saúde que são totalmente evitáveis.

Drª Carolina Dutra

Leia mais...

GRAVIDEZ E FUMO

Ao fumar durante a gravidez, a mãe faz com que o futuro de seu filho seja triste...
Com certeza você já ouviu falar dos males que o fumo pode causar. Mais, na mulher grávida, os problemas além de atingirem a mãe, também prejudicam a saúde da criança que está sendo gerada, diminuindo o apetite e atrapalhando o aproveitamento dos alimentos, levando a uma subnutrição, que afetará a criança. Surgem problemas de calcificação da placenta que impedem as trocas normais entre a mãe e o bebê. Outras conseqüências é o índice de esterilidade que chega a 41% na mulher fumante. Os abortos espontâneos atingem entre 10% e 35%, conforme a quantidade diária de fumo.
Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Assim, é fácil imaginar a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante.
Há também uma maior prevalência de problemas respiratórios (bronquite, pneumonia, bronquiolite) em crianças de zero a um ano de idade que vivem com fumantes, em relação àquelas cujos familiares não fumam. Observa-se que, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.
É, portanto, fundamental que os adultos não fumem em locais onde haja crianças, para que não as transformem em fumantes passivos.
A melhor dica para uma gestante fumante é, realmente, que pare de fumar se puder. Parar de fumar, ou pelo menos diminuir bastante a quantidade de cigarros, faz com que as hemácias transportem mais oxigênio e a capacidade pulmonar da mãe se restaure, e assim passe a fornecer mais oxigênio e nutrientes também para a criança. Por definição, mãe é aquela que cuida, alimenta e ajuda no desenvolvimento de um novo ser, e fumar não colabora em nada nesse processo. Imagine como pode ser um futuro em que você, em vez de levar seu filho para jogar bola, tenha que levá-lo toda semana a um hospital. 

Drª Carolina Dutra
Leia mais...

Hantavirose

É uma doença transmitida por ratos silvestres que causam infecção grave, levando a morte a maiorias das pessoas que contraem. São vários tipos de vírus existentes, sendo que o predominante do continente americano causa a SPH – Síndrome Pulmonar por Hantavirose. A transmissão da doença ocorre através do contato com: urina, fezes, saliva e poeira que tenha partículas de secreção do animal. O risco maior de contaminação se dá em locais fechados. Não se tem informação sobre a transmissão entre seres humanos e nem por meio de outros animais. O tempo de manifestação da doença é 5 a 42 dias podendo levar a óbito em até 48 horas.

Os sintomas são: dor de barriga, febre alta, dores musculares, dor de cabeça, náuseas, tosse seguida de catarro, vomito e dificuldades para respirar. Ao entrar em contato com o homem a hantavirose ataca os pulmões causando edema e surgimento de água, levando a pessoa a uma insuficiência respiratória aguda. Não se tem vacina e nem medicamento para combater o vírus, apenas tratamento para aumentar a sobrevida do paciente.

Como a hantavirose não tem cura, a única forma de combater a doença é eliminando os roedores através da prevenção. As atitudes que previne o surgimento da doença são: eliminação de objetos que possam servir de tocas, entulhos, não deixar acumular lixo, principalmente orgânico, manter produtos agrícolas afastado de residência e fora do alcance dos ratos, não permiti que grãos e ração de animais fique próximo ao solo.

Na limpeza de ambientes infectados utiliza-se água sanitária a 10% ou seja, uma parte de água sanitária para nove de água. Molha-se o piso e espere por ½ hora para começar a limpeza. É altamente recomendável arejar o local, abrindo portas e janelas, isso ajudará na eliminação do vírus, devido a presença de luz solar e do vento que enfraquece a sua concentração. Utiliza-se a máscara P3 para a realização da limpeza.

Jorge Augusto
Leia mais...

Drogas – uso e suas consequências

Foto: Björgvin Guðmundsson/stockvault
As drogas são substâncias naturais e químicas que causam dependência física e psicológica trazendo sérios problemas aos dependentes, bem como para seus familiares. Elas destroem lares, desagregam famílias, enfim, seus efeitos são devastadores. 

Ao longo dos ano as drogas passaram por um processo de evolução, e  hoje é possível encontrar entorpecentes dos mais variados tipos e valores, atendendo a todos  os níveis sociais. 

Por causa delas o dependente é capaz de fazer qualquer ato para consegui - lá. Parte dos crimes que ocorrem estão sempre relacionados ao uso constante de entorpecentes. São vários tipos de drogas e cada uma delas com suas características e consequências. 

No Brasil as drogas encontradas são: 
  • Ilícitas: cocaína, heroína, maconha, merla, crack, lsd
  • Lícitas: alcoól, nicotina, tranquilizantes, anfetaminas. 
Todas essas substâncias causam depressão, estímulo e pertubação. Elas Interferem no SNC (sistema nervoso central), alterando consideravelmente o comportamento do individuo, podendo levar a morte quando consumidas em altas dosagem. 

Jorge Augusto
Leia mais...

Evitando Acidentes Domésticos

Sempre no dia a dia há possibilidade de ocorrer acidentes que vão de menor proporção até os mais graves. Muita das vezes esses acidentes ocorrem por imprudência ou negligência por parte das pessoas que convivem no lar. As maiores vítimas são crianças e idosos, por serem curiosas e vulneráveis.

Não há como evitar totalmente os acidentes domésticos, mas com atitudes simples poderemos e muito reduzir a quantidade de acidentes que porventura venham acontecer ao longo do dia.

Eis então algumas medidas a serem adotadas:

  1. Não permita que crianças se aproximem do fogão quando o mesmo estiver sendo usado, principalmente o forno.
  2. Mantenha todas as panelas com o cabo voltado para dentro.
  3. Ao trabalhar com frituras ou qualquer liquido utilize sempre as bocas de trás do fogão.
  4. Verifique se há vazamentos de gás, caso haja não acenda nada e mantenha sempre janelas e portas abertas.
  5. Verifique a mangueira e o registro se estão em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
  6. Mantenha objetos cortante, perfurantes e quebradiços longe do alcance das crianças.
  7. Não permita que crianças acenda o fogão e que estejam com isqueiros ou fósforos.
  8. Não deixe produtos inflamáveis próximo as crianças.
  9. Prefira fogões com acendedores automáticos. É mais seguro e práticos.
  10. Ao acender o forno não fique de frente a ele. Procure sempre está ao lado.
  11. Prefira pisos anti derrapantes, principalmente no banheiro.
  12. Nunca fique em cima do vaso sanitário, ele não foi projetado para uma pessoa ficar em pé.
  13. Não utilize secadores e pranchas em locais molhados como o lavatório do banheiro e mantenha sempre os pés isolados.
  14. Não deixe crianças sozinhas no banheiro e principalmente na banheira. Há sempre o risco de afogamento.
  15. Coloque plugue isolante em todas as tomadas, evitando assim choques elétricos.
  16. Mantenha sempre grades ou telas de proteção nas janelas do apartamento ou sobrado.
  17. Não deixe a vista medicamentos, detergentes, venenos e outros produtos tóxicos ao alcance das crianças.
  18. Nunca passe roupa sem o isolamento dos pés e sempre verifique se há escape de corrente elétrica.
  19. Ao lavar roupas com lavadoras, procure sempre está isolada e com os pés secos.
  20. Não deixe aparelhos elétrico e eletrônicos ligados na tomada quando não estão sendo utilizados.
  21. Nunca conserte aparelhos elétricos e eletrônicos ligados na tomada. Procure sempre uma assistência técnica.
  22. Mantenha se possível uma iluminação interna durante a noite, para evitar quedas.
  23. Evite usar tapetes escorregadios. Utilize sempre os antiderrapantes.
  24. Verifique roupas e calçados sempre que for utiliza-los. Animais peçonhentos podem ser encontrados.
  25. Não tenha plantas tóxicas dentro de casa e no jardim.
  26. Observe constantemente a presença de animais peçonhentos e mantenha sempre limpo o seu quintal.
  27. Caso tenha piscina em casa, mantenha sempre fechada e nunca permita que crianças fiquem sozinhas próximas a ela.
  28. Ao retirar o seu veículo da garagem não deixe que crianças e animais estejam próximos.
  29. Não permita que a criança ligue veículo automotor e ferramentas elétricas.
  30. Não deixe ferramentas como chave de fenda, alicate, furadeira e outros ao alcance de crianças.
  31. Não deixe criança próximo a cães ferozes e principalmente quando o mesmo estiver se alimentando.
  32. Cuidado com portão elétrico. Não permita que crianças fique por perto.
  33. Em caso de apartamento, não deixe criança utilizar o elevador sozinha.
    Jorge Augusto
    Leia mais...

    Doe sangue, doe vida

    Requisitos básicos para doação de sangue:

    • Idade entre 18 e 65 anos
    • Peso mínimo de 55 kg
    • Estar em bom estado de saúde
    • Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação
    • Portar documento de identificação original com foto
    • Não está grávida
    • Não está amamentando com menos de 12 meses
    Leia mais...

    Telefones Úteis


    Policia Militar - 190
    Policia  Civil - 197
    Corpo de Bombeiros - 193
    Prefeitura Municipal de Caldas Novas - 3454-3500
    Procon - 3454-6820
    Vigilância Sanitária - 34546801
    Leia mais...

    Aviso legal

    Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fonte.
    Leia mais...

    Termo de uso

    Comentários
    Todos os comentários que forem inseridos serão moderados. Farei avaliações, e só divulgarei caso sejam pertinentes ao artigo em questão. Não permitirei comentários que contenham difamação, insulto, palavras de baixo calão, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou outras formas que venham denegrir a minha filosofia ou de terceiros.

    Os comentários publicados não expressam a opinião do Jorge Durães, portanto são de responsabilidade de seus autores. Não insira link de espécie nenhuma nos comentários, caso queira ser nossos parceiros entre em contato através do e-mail: augustoduraessilva@gmail.com O Jorge Durães reserva o direito de excluir qualquer comentários que não estejam em acordo com os termos de uso.

    E-mail
    Seja coerente e não envie e-mails que caracterizem prática de (spam). Só avaliarei possíveis parceiros através de e-mail.

    Privacidade
    Não será divulgada em hipótese nenhuma dados de meus parceiros e visitantes.

    Direitos autorais
    O Jorge Duraes sempre respeitará os direitos autorais. No caso das imagens, sempre que poder citarei a autoria. Portanto, caso haja alguma imagem sem a devida autoria, sinta-se no direito de reivindicar a citação ou retirada imediata da imagem.
    Leia mais...

    Contato

    Preencha os campos abaixo e não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário.  

    Os campos marcados com "*" são obrigatórios.


    Nome* :
    Email* :
    Assunto :
    Mensagem* :
    Imagem:
    Leia mais...

    Contatos

    Leia mais...
    gfdgdsgdsgdsgsd