fsdafasfasfasfaa
"Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."(Paulo Coelho)
gfgdgdsgds

MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Em 1972 foi realizada a primeira conferência para a discussão sobre meio ambiente e aquecimento global, em Estocolmo na Suécia. O resultado foi a criação da (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Após 20 anos mais reuniões são organizadas, agora é a vez do Brasil, com a Rio Eco/92. O resultado foi a Convenção sobre a Mudança no Clima, com redução da emissão de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global. Em 1995 na cidade de Berlim foi realizada a primeira Conferência das Partes (COP 1), ou seja, a primeira reunião dos países participantes da Convenção. Foi nesta primeira COP que ficou decidida a criação de um protocolo com metas de redução de emissões de gases.

Já estamos na COP 15, agora em Copenhague, capital da Dinamarca. Este encontro está sendo considerado o mais importante da história. Este clima de expectativa é traduzido pela importância do contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Envolve questões como: o embaraço entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para estabelecerem metas de redução e a responsabilidade de se esforçarem para mitigar e se adaptarem a nova situação; a chegada de Barack Obama prometendo uma nova postura e os recentes estudos científicos com respaldo no IPCC(Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

São 192 nações reunidas para discutirem essas mudanças. Ao longo dos anos reuniões são feitas, isso não falta. O que tá faltando mesmo são as ações, que coloquem em prática o que é discutido nas reuniões, conferências, convenções. A mudança de postura também deve partir da população com uma participação maior e mais efetiva. Para cobrar essas mudanças, fiscalizar os subsídios que deverão ser colocados à disposição dos países pobres para programas que minimizem o impacto sobre o meio ambiente.

O acordo firmado em Copenhague é de fundamental importância para que não tenhamos um desequilíbrio ecológico significativo. Assumir estes compromissos é responsabilidade de todos para que possamos viver em um planeta protegido das mudanças climáticas.

Liliane Vieira

0 comentários:

Postar um comentário

gfdgdsgdsgdsgsd