No Linux Ubuntu existem diversas formas de instalar programas, portanto cabe ao usário optar pela forma que mais se adequar. De um modo geral, a instalação de aplicativos são fáceis. Há um gerenciador de pacotes que tem como objetivo, localizar, instalar e atualizações os pacotes. Os pacotes (programas) ficam armazenados nos repositórios. As formas de instalação dos aplicativos ocorrem das seguintes maneiras: apt-get, central de programas ubuntu, canais de software, formatos deb, rpm, package
e synaptic.
Apt-get / Aptitude
Atualizar os repositóriso e programas pelo terminal - sudo apt-get update
Instalar pacote - sudo apt-get install nome do programa
Verificar pacotes - sudo apt-cache search
Canais de software
Adicionar repositório - sistema, administração, canais de software, outro software. Digite o repositório na caixa Linha do APT, ex: deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ karmic main, clique em adicionar canal e recarregar. Todos os repositórios oficiais do Ubuntu tem uma chave que garanti uma segurança maior nos downloads.
Gerenciador de Pacotes Synaptic
Gerencia os pacotes apt, instala todos os aplicativos e não permite que haja duplicação de arquivos no sistema. Procurar e instalar pacotes - sistema, administração, gerenciador de pacotes synaptic, procurar. Na caixa procurar, digite o nome do pacote e procurar. Escolha o pacote desejado e marque para instalação. Finalize acionando aplicar. Para desinstalar os pacotes basta clicar no pacote em questão, marcar para remoção completa e aplicar.
Instalando através dos formatos
Deb - entre no terminal e digite: dpkg -i nome do arquivo.deb ou clique no pacote de extensão .deb, automaticamente haverá a instalação. Use dpkg -r para desinstalação dos pacotes deb.
Rpm - rpm -i nome do arquivo.rpm. Use rpm -e para desinstalação dos pacotes rpm.
Package - clique no arquivo para liberar o autopackage e concluir a instalação.
Central de Programas Ubuntu
Instalação dos pacotes - Aplicativos, Central de Programas Ubuntu, digite o nome do pacote e selecione-o. Clique em instalar.
Jorge Durães
0 comentários:
Postar um comentário