A falta de moradia assola o país há muitos anos. O sonho da casa própria é perseguido por quase toda população brasileira. É um direito de todos, segundo a Constituição Federal, mas que na prática está sendo violado e são poucos os privilegiados. Casa própria é mais que um abrigo, um refúgio, segurança, é dignidade. O sonho da casa própria custa caro, nem todos podem pagar. Famílias de baixa renda estão longe de alcançar este sonho. Mas quando a sociedade civil se une e formam associações e trabalham todos por um mesmo objetivo, tudo é possível.
E hoje nós conseguimos comprovar isto. Estivemos no local onde será construído um condomínio com 72 casas. Serão 72 famílias que terão a oportunidade de exercer o seu direito de cidadania e consequentemente o direito à dignidade. Através de uma associação que é liderada por um homem que tem uma visão de empreendedor social, que visa o lucro social, ou seja, o bem comum de todos e não apenas o seu. É uma luta que ele vem travando a mais de 15 anos. A associação referida é U.M.M.P-CN: União Municipal Moradia Popular de Caldas Novas, uma entidade não governamental. E o seu líder é Márcio Antônio Teodoro, um exemplo de líder social.
Hoje todos nós reascendemos a chama da esperança, estamos na expectativa de ver o sonho tornar se realidade. É muito difícil acreditar que assalariados possam conseguir realizar este sonho. Mas isso só é possível quando há interesse e comprometimento. E não apenas o interesse político. E claro quando tomamos consciência de que precisamos agir e lutar através de mobilizações organizadas, de associações. Comunidade unida tem muita força e juntos move-se montanhas.
Liliane Vieira
0 comentários:
Postar um comentário