O Ubuntu é sem dúvida nenhuma uma das melhores versões Linux, e cada versão nova que sai fica ainda melhor. Para quem está migrando da Microsoft para o universo Linux, fica difícil se habituar com aplicativos desse sistema. Aquele que sempre usou o CorelDraw, Photoshop e outros aplicativos MS, certamente não abrirá mão deles.
Muitos usuários MS não migram para o Linux em função da incompatibilidade desses aplicativos. Pensando justamente neste problema é que foi criado o aplicativo Wine. O Wine permite que arquivos executáveis sejam utilizados em plataforma Linux. Para quem deseja usar o Ubuntu e não quer abrir mão da MS, o Wine é a solução.
É certo que pelo o Wine é possível usar arquivos EXE, porém, nem sempre esses arquivos são abertos. É provável que alguns aplicativos não rodem com o Wine, mas de modo geral não haverá problemas. Para rodar um arquivo EXE, basta clicar com o botão direito do mouse, selecionar a opção propriedade, permissões e permitir execução do arquivo com um programa.
Caso não seja feito o processo citado acima, o usuário verá uma mensagem de bloqueio. Isto é uma das formas do Ubuntu identificar arquivos suspeitos, uma maneira de proteger o sistema contra vírus. Mas não se preocupe, arquivos EXE não infecta plataformas Linux. Também, caso seja necessário, ative o Wine através do Abrir com.
Jorge Durães
1 comentários:
Com essa dica, agora posso roda as animações em flash. Curto muito as charges animadas, porém elas veem com extensão EXE, o que impossibilita de roda-las no Ubuntu. Boa mesmo essa dica.
Postar um comentário