fsdafasfasfasfaa
"Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."(Paulo Coelho)
gfgdgdsgds

Especialistas questionam representatividade política do voto obrigatório

Um dos argumentos utilizados para a manutenção do voto obrigatório é que ele garantiria maior representatividade política da população e maior legitimidade ao pleito e aos eleitos.

O professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Kramer acredita que a representantividade é muito discutível, no ambiente do voto obrigatório. "A pessoa, quando vota, faz isso aleatoriamente ou porque um parente vizinho amigo pediu para votar", afirmou. Segundo ele, o brasileiro não tem noção do que é o sistema representativo. "Só merece participar da democracia quem se propõe a ter o trabalho de se informar, saber quem são os candidatos e porque está votando", acredita o pesquisador.

O cientista político Marcus Figueiredo lembra que os países com tradição de voto facultativo, como os Estados Unidos e as nações europeias, têm taxas de participação eleitoral variável. A taxa histórica de votação dos norte-americanos oscila entre 50 a 60% da população votante. Já na Europa a presença costuma ser alta, na faixa de 80% a 90%. De acordo com o Instituto pela Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA, em inglês), a média de participação eleitoral na América Latina é de 54% desde 1945. A instituição intergovernamental tem representantes de 25 países como Alemanha, Chile e Austrália.

Segundo Kramer, a abstenção pode ser considerada uma prova indireta da força da democracia."Os índices tendem a ser grandes porque as pessoas estão de tal forma convencidas da estabilidade do jogo democrático que sabem que sua ausência na cabine não fará diferença", explicou.

Para Marcus Figueiredo, o principal problema do voto obrigatório é a escolha aleatória de candidatos."Os eleitores escolhem candidatos praticamente nos últimos quatro dias, por isso a taxa de lembrança em quem votou é muito baixa", disse. Segundo ele, isso demonstra que o voto obrigatório não gera um maior engajamento político da população.

Agência Câmara

0 comentários:

Postar um comentário

gfdgdsgdsgdsgsd