O cidadão resolve cometer um crime hediondo, é preso e condenado a 30 anos de reclusão em regime fechado. Tem bom comportamento e entra no sistema de progressão de pena. Sai da prisão e cumpre o restante da pena em liberdade. Então eu lhe pergunto! Onde está a justiça? E a vítima? E seus familiares? Como ficam?
Situações como essas é que fazem com que nós cheguemos à seguinte conclusão: não existe punição em nosso país. Se forem 30 anos de reclusão, porque não se cumpre o tempo integral? A legislação brasileira é rigorosa, por tanto as falhas que foram
deixadas é que permitem essas distorções no Código Penal Brasileiro.
Nós cidadãos de bens ficamos aprisionado dentro de nossos lares, enquanto aqueles que resolvem infringir a lei ficam impunemente soltos e tranquilo, praticando seus atos criminosos. A certeza da impunidade e as péssimas condições do sistema penitenciário, é que favorecem para o aumento da violência.
Antes de qualquer coisa, é preciso realizar uma profunda reforma no sistema penitenciário com o propósito real de socializar o reeducando. Dando a ele o direito de condições dignas e humanas, mas, sobretudo cumprir totalmente a pena que lhe foi aplicada.
Talvez no futuro, nossas gerações possam viver em uma sociedade mais justa e humana, respeitando os direitos básicos de todos os cidadãos.
Jorge Augusto
0 comentários:
Postar um comentário