Causada pela bactéria Clostridium botulinum, esse tipo de intoxicação pode matar se não for tratada corretamente. Esse microorganismo é encontrado no solo, alimentos mal conservados e que já estejam contaminados. Por se tratar de uma bactéria anaeróbica ela pode ser encontrada nos mais diversos enlatados.
A intoxicação ocorre da seguinte maneira: o alimento é contaminado no solo e quando sofre o processo de conserva a bactéria modifica e produz a toxina. Ao ingerir o alimento contaminado, a mesma penetra no sangue, e consequentemente atinge o sistema nervoso. Ao atingir as células nervosas sua comunicação é destruída causando a paralisia da musculatura.
Logo após a ingestão os sintomas surgem no prazo de 12 a 30 horas, ocasionando: paralisia respiratória, constipação intestinal, dificuldade para engolir, retenção de urina, debilidade motora, dificuldade para falar, vômitos, boca e garganta seca, aversão a luz, pupila dilatada e visão dupla.
A única forma de tratamento é o uso do soro antibotulínico, que impede a circulação da toxina no organismo. Infelizmente não existem medicamentos ou outros meios que eliminem a toxina. O próprio sistema imunológico se encarrega em combate-lá.
Jorge Augusto
2 comentários:
Não sabia que existia essa doença. Como tem doenças nesse nosso mundo. Todo cuidado é pouco. Valeu e parabéns!
Nossa mais que doença horrivel! Também não sabia da existência dela. Muito bom o tema abordado. Ficou bem explicado.
Postar um comentário