Foto:briv/everystockphoto
Dois males altamente prejudiciais à saúde. Causam vários danos, talvez inreversíveis. Mazelas do século: efeitos de um mundo globalizado, do progresso, da competividade e do avanço tecnológico. Alguns anos atrás não se ouvia nada ou quase nada à respeito de stress ou ansiedade. Viviamos uma vida pacata, tranquila, com tempo para à família, os amigos, um passeio em um fim de tarde. As refeições eram feitas com toda a família. Havia espaço para o diálogo e uma boa leitura.
Hoje a luta pela sobrevivência vai muito mais, além de suprir as necessidades da família. Nunca estamos contente ou satisfeito com que temos, sempre queremos mais, a insatisfação gera a ansiedade e consequentemente o stress.
O mundo moderno está transformando as pessoas individualistas, solitárias e isoladas. Mesmo com a internet, onde tem a capacidade de aproximar diferentes culturas, estamos isolados. Podemos perfeitamente conviver com a aceleração do progresso e do consumismo. Basta dedicarmos uma tempo à nós e a familía. Colocar uma freio a esta aceleração depende unicamente de nós. O stress e a ansiedade são causadas pela nossa incapacidade de equilibrar estes efeitos. Dedicarmos um tempo em alguma atividade prazerosa, resgatar valores antes esquecidos e vivermos a vida intensamente, podem eliminar o stress e a ansiedade.
Liliane Vieira
0 comentários:
Postar um comentário