O Ubuntu é uma versão do Linux baseada no debian, e é um dos sistemas mais amigáveis dos pinguins. Em poucos minutos é possível já está familiarizado com sua interface gráfica. Para quem está migrando do Windows para o Linux, com certeza o Ubuntu é uma das distros mais fáceis de usar. Nesse pequeno artigo mostrarei um pouco dessa versão que mais faz sucesso no mundo.
Primeiramente vamos conhecer sua interface gráfica. Para quem já usa Windows, se sentirá muito a vontade, pois há semelhanças na forma de operar. Essa é a área de trabalho do Ubuntu. Em sua área há duas barras que são chamadas de painéis.
Através dos painéis é possível acessar diversas partes do sistema, aplicativos, acessórios e outros tipos de operações. Na parte superior existe o painel que é responsável pelo acesso ao computador e no painel inferior podemos realizar outras tarefas.
No painel superior esquerdo podemos perceber que há três tipos de menus: aplicativo, locais e sistema. Do lado direito temos os itens do sistema como internet, som, relógio etc. A área de trabalho ilustrada foi personalizada, portanto existe diferenças em relação a área padrão de instalação. Temos ainda os ícones do lado esquerdo que permite o acesso rápido aos aplicativos. No início pode parecer estranho, principalmente de quem vem do Windows, mas com o tempo você vai se habituando e quando percebe, já está interagido. Eu que sempre usei Microsoft, estou adorando usar o Linux Ubuntu e não pretendo voltar a usar o Windows tão logo. Nos próximos tutoriais estarei dando novas dicas do Ubuntu.
Jorge Durães
Jorge Durães
0 comentários:
Postar um comentário