fsdafasfasfasfaa
"Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."(Paulo Coelho)
gfgdgdsgds

Problemas ao instalar o Ubuntu 10.04 LTS

Finalmente encontra-se disponível a mais nova versão do Ubuntu (Ubuntu Lucid Lynx 10.04 LTS). Para a felicidade de toda comunidade, o Ubuntu esta com uma versão incrivelmente espetacular, portanto existe alguns problemas ao instalar esta versão. O exemplo foi o meu caso. Super animado resolvi baixar e instalar a nova versão, mas para minha surpresa o sistema não iniciava corretamente. Sempre que eu tentava instalar da forma padrão, o boot seguia até determinado ponto, e daí para frente aparecia uma mensagem no monitor - "SINAL FORA DE FAIXA". Tentei por diversas vezes, alterando as opções de boot sem sucesso.

Pesquisava na internet junto a comunidade e nenhuma resposta concreta. Enquanto isso, o jeito era usar a versão Karmic Koala 9.10, que por sinal é excelente. O interessante é que na versão 10.04 não existe na opção modo, o comando "modo gráfico seguro". Essa opção só está disponível na outra versão, e agora? Depois de inúmeras tentativas resolvi testar vários comandos e encontrei a solução. Finalmente consegui desfrutar dessa nova versão Ubuntu, contanto, o problema não ocorre em todos os casos, somente alguns é que pode acontecer, foi o meu caso.

Para aqueles que estão enfrentando o mesmo problema, a dica é o seguinte: ao colocar o cd live da versão 10.04 LTS espere a tela ficar roxa e então tecle "enter". Selecione o idioma e em seguida tecle F6, escolha a opção "nomodeset". Tecle "esc", em seguida "enter". Caso a dica apresentada não resolva faça o mesmo procedimento anterior, em seguida na opção de boot no final da linha "quit splash --" digite o comando "xforcevesa". Instale sua versão e seja feliz. O problema apresentado tem ocorrido com computadores que usam algumas placas de vídeo ATI Radeon x1250, como sempre ATI. O conflito é justamente com o KMS e algumas placas ATI. O KMS é um novo padrão do Kernel, responsável pela rapidez do boot.

A Canonical, empresa criadora do Ubuntu, sabe do problema e está em busca de uma solução. Porém, até que a solução seja fato o jeito é desativar em definitivo o KMS. Após a instalação e reiniciar o computador acione a tecla "e" logo no início do grub. Aparecerá na tela a seguinte linha de comando: linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=UUID=ba360ad9-6007-492f-9a7f-125291ea7cb1 ro quiet splash, digite na frente o comando "nomodeset xforcevesa". Depois da alteração a linha de comando ficará assim: linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=UUID=ba360ad9-6007-492f-9a7f-125291ea7cb1 ro quiet splash nomodeset xforcevesa e tecle "ctrl + x"

Agora o KMS está desativado, mas é preciso desativa-lo defenitivo, e para isso acione a tecla alt + F2, digite o comando gksu nautilus. Digite sua senha e procure a partição "sistema de arquivos". Clique em etc/default/grub e encontre a seguinte linha de comando: grub_cmdline_linux="". Entre as duas aspas digite nomodeset - (grub_cmdline_linux="nomodeset"), salve o arquivo e faça update no grub. Abra o terminal, digite o seguinte comando: $ sudo update-grub. Pronto, o seu KMS está desativado em definitivo!

Jorge Durães

6 comentários:

Anônimo disse...

Estava com o mesmo problema e não tinha a meno idéia de com resolver. Sua dica foi demais, valeu!

Luis Roberto Silva Andrade disse...

Essas placa ATI é um problema. Estava também com o mesmo problema e graças a sua dica consegui instalar meu ubuntu novo.

Aparecido disse...

Estava com este problema no Xubuntu 10.04 e esta dica foi perfeita
obrigado pela dica.
Valeu!!!
Jose Aparecido

Samuel Mesquita disse...

estou tendo problema com placa Nvidia, e o ubuntu 10.10 tentei sua dica e não funcionou

Jorge Durães disse...

Samuel voce desativou o KMS corretamente. Caso tenha feito não dê reboot. Desligue e ligue-o novamente.Como sua placa é Nvidia, tente instalar o seu driver no menu sistema. A Nvidia possui driver especifico para Linux - www.nvidia.com. Outra maneira de instalar o driver é usar o aplicativo EnvyNG.

Luis Paulo disse...

Boa dia Jorge! Estava com problema ao iniciar o Ubuntu 10.10. Minha placa de video é uma ATI X1250. Sua dica permitiu que eu usasse a versão atual do Ubuntu. Beleza cara, você ajudou muito. Até breve!

Postar um comentário

gfdgdsgdsgdsgsd