Num ato de extrema democratização a Microsoft resolveu atualizar seus servidores e alterar os protocolos de comunicação, com isso forçará os usuários a usarem o novo MSN (Windows Live Messenger) que faz uso do protocolo P2P SIP. Esse protocolo de comunicação está presente a partir do Windows Vista.
Com essas mundanças usuários de versões antigas de MSN estarão impedidos de efetuarem qualquer chamada aúdio e vídeo. Essa tal mudança não afetou somente usuário de versões antigas do Windows, mas usuários de outros sistemas operacionais como Mac OSX, Mandriva, BSD, Ubuntu ou qualquer outro sistema que use programas de mensagens instantâneas com antigo protocolo.
No caso do Linux que usa o Amsn, Emesene, Kopete, entre outros, não poderá enviar ou receber chamadas para vídeo e aúdio, simplesmente usuários desses aplicativos terão que se contentar somente com envio de mensagens de texto. Para quem não se importa com esses detalhes, assim como eu, não terá problema algum, porém para aqueles que sentem a necessidade do uso da webcam, sem sombra de dúvida, a frustração será inevitável.
A atualização dos servidores SIP e mudanças dos protocolos de comunicação por parte da Microsoft certamente distanciará cada vez mais a possibilidade de usuários Windows migrarem para plataforma Linux. Até o presente momento, ainda não há nenhum comunicador instantâneo que suporte o novo protocolo de comunicação da Microsoft.
Jorge Durães
1 comentários:
alguma empresa que desevolve o linux junto com o projeto amsn, cria o amsn-live livre para seus proprio usuários e utilizem os proprios servers sips e ai ate os Microsofteiros poderao disfrutar. Imaginam quanto a linux vai ganhar de adeptos.
Ercio Berna - Novo Hamburgo - RS
Postar um comentário